Muitos síndicos, principalmente aqueles que assumem essa responsabilidade pela primeira vez, tem dúvidas sobre a necessidade e periodicidade de manutenção dos extintores e mangueiras do condomínio além de como selecionar uma empresa adequada para realizar o serviço.

Para começar, faz parte das obrigações dos síndicos a manutenção dos extintores e mangueiras do condomínio. Portanto, os mesmos devem ficar atentos aos vencimentos das manutenções pois, caso ocorra algum incidente e os equipamentos não esteja em dia com as manutenções, o seguro pode não cobrir as despesas podendo o síndico ser responsabilizado pelo problema.

A NR-23 prevê a manutenção dos extintores anualmente com exceção dos de CO2 os quais devem ser inspecionados semestralmente e, caso necessário, recarregados. Além disso, a cada 05 (cinco) anos deve ser realizado o teste hidrostático nas mangueiras dos extintores enquanto as mangueiras dos hidrantes devem passar por teste hidrostático anual.

A manutenção dos equipamentos de combate a incêndio deve ser levada a sério pelos síndicos de forma a evitar problemas futuros. Por isso, é recomendável contratar uma empresa especializada baseada nos seguintes critérios:

  • Ser certificada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia);
  • Recomendável ter um engenheiro responsável e ser credenciada junto ao CREA;
  • Ser credenciada junto ao Corpo de Bombeiros.

Essas credenciais devem ser solicitadas atualizadas quando da contratação do serviço.

Outro item importante para ser avaliado é o tipo de contrato a ser firmado. As empresas normalmente fornecem duas opções: contratos de preço aberto e preço fechado.

Os contratos de preço aberto, mais baratos, não cobrem a troca de peças que podem ser necessárias durante a manutenção tais como manômetros, ring, pera, tubo, válvula e sifão, podendo ficar no final mais caros que os de preço fechado. Já os de preço fechado, em regra mais caros, já incluem essas peças. Os síndicos devem avaliar cuidadosamente o estado dos extintores do condomínio para a definição do tipo de contrato a escolher.

IMPORTANTE: O condomínio não pode ficar sem extintores durante a manutenção. Existem empresas que emprestam extintores durante o serviço. Caso a empresa escolhida não forneça esta opção, uma alternativa é fazer o serviço em partes, evitando assim que o condomínio fique desprotegido.

 

Foto extraída de:

http://www.portaldoavcb.com.br/equipamentos-de-combate-incendio/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *